"Lichtenstein disse que pretendia que as suas imagens
parecessem, tanto quanto possível, feitas por uma máquina. Mas, no fundo do seu
coração, ele permaneceu um pintor. Ao contrário de Andy Warhol, quase nunca
usou fotografia como base para seu trabalho. Preferiu usar figuras impessoais
desenhadas à mão. Por exemplo, a banda desenhada juvenil e de adição que estava
por detrás de pinturas como Talvez e Quando Abri Fogo era composta de imagens
produzidas por uma equipe de ilustradores que não deixou quaisquer elementos de
estilo pessoal. Pequenos desenhos comerciais, como os das páginas amarelas, não
acrescentaram previamente qualquer interesse ou valor a um público da arte. Lichtenstein
pegou neles e transformou-os em grandes e perturbantes presenças como Head –
Yellow and Black. A tensão é criada entre o olhar para um estilo de desenho anônimo
e o conhecimento de que um artista individual executou de fato uma imagem
comercial. A marca da mão humana permanece inerente ao próprio processo de
desenhar, por mais impessoal que o trabalho possa parecer. Ao apresentar a
forma de arte mais significante e depravada a um público habituado a arte
refinada, focou um ponto discutível. Como ele disse: << Eu
sempre quis conhecer a diferença entre uma marca que é a arte e uma outra que
não é.>>." (Roy Lichtenstein - Janis Hendrickson)
Quando Abri Fogo, 1964
Talvez, 1965
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