sexta-feira, 8 de novembro de 2013

5 conselhos de Philip Kotler para o marketing moderno

Um dos mais renomados especialistas em marketing palestrou ontem, quinta-feira, 7, em um evento promovido pelo Mackenzie e a HSM. Considerado o quarto maior guru dos negócios pelo Financial Times, em 2005, Philip Kotler deu algumas ficas importantes. Veja:



1 – Desafios da nova publicidade
Nos Estados Unidos, a Unilever está direcionando 35% de seu budget publicitário para o setor digital. Para Kotler, daqui a cinco anos, as grandes empresas dividirão seus budgets em meio a meio, para o digital e para o analógico. Para o professor, é importante que as empresas fiquem alertas para investir no meio digital, porém, é preciso conhecer tal ambiente e direcionar no mínimo 10% de seu budget para as ações na web.


2 – Fique de olho no crowdsourcing
Para Kotler, quanto mais você entende seu cliente, mais você vende, assim, ressaltou a importância de ouvir o consumidor. Para exemplificar, citou o exemplo do salgadinho Doritos. Há anos a marca veicula anúncios elaborados por fãs no intervalo mais caro da televisão norte-americana: o Super Bowl.


3 – Sua marca é amada?
Há marcas que nem precisam de comercial, pois os fãs divulgam a empresa. Um exemplo disso é a Starbucks. O motivo é simples: os consumidores a amam. Mas como nutri esse amor?
Para o professor, inicialmente é preciso satisfazer os stakeholders, pois uma empresa não serve apenas aos donos, mas sim aos consumidores, funcionários, distribuidores e fornecedores. 


4 – Invista em Big data
Para Kotler é nessa área que as empresas deveriam investir. É preciso entregar o que o consumidor que e o mapeamento da clientela é o segredo mais promissor.


5 – Pense nos pobres
A Suíça possui um território de 41 mil quilômetros quadrados e cerca de 7 milhões de habitantes, enquanto que o Brasil, tem uma extensão territorial de 8,5 milhões de quilômetros quadrados e quase 200 milhões de habitantes. Mas quando paramos para pensar, quantas marcas globais você consegue citar de ambos os lados?
Segundo o especialista, o Brasil precisa começar a trabalhar globalmente. E onde investir? De acordo com Kotler, até hoje, o marketing só se preocupou com a classe média, cerca de 2 bilhões de consumidores no planeta, enquanto que outras 5 bilhões de pessoas nunca foram “servidas” pelo marketing.



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