terça-feira, 19 de setembro de 2017

Liberdade de expressão e a desculpa para comportamentos tóxicos na internet


Você, com certeza, já deve ter acompanhado os comentários em um post do Facebook ou no YouTube e dado de cara com pessoas fazendo críticas ou criando casos a partir de algo que sequer tem relação com o assunto tratado. Pois é, apresentamos a vocês as pessoas tóxicas da internet.
Apesar das pessoas tóxicas estarem presentes comentando nas mais diversas áreas, seja moda, gastronomia, blogs e outras, foi no mundo dos games que esse conceito ganhou mais repercussão.
O que é a toxicidade na internet?
De acordo com a definição nos dicionários, toxicidade é (sub. fem.) qualidade ou caráter do que é tóxico, com o grau de virulência de um veneno.
Caracterizamos como tóxicas as pessoas que costumam causar polêmica ao disseminar opiniões de ódio, bem como comentários racistas, homofóbicos e machistas.
Toxicidade nos games
Se você pesquisar no Google sobre toxicidade na internet, pode reparar que a maioria dos resultados de pesquisas são ligados ao game Legend Of Leagues (LOL), nos fóruns e até mesmo nas partidas do jogo. Mas não se engane, a toxicidade não é limitada ao jogo LOL, aqui estamos somente exemplificando.
Liberdade de expressão ou de opressão?
Ao que parece, as pessoas tóxicas costumam confundir os conceitos, argumentando que seus comentários “venenosos” representam sua liberdade de expressão. Isso porque ofender alguém, xingar a ele e seus familiares, atacar sexualidade, etnia e gênero é uma forma de opressão.
E, segundo relatos, quem mais sofre, pelo menos no meio de games, são as mulheres. Alvos de comentários machistas abusivos e ofensivos, como “nossa, você é linda e joga bem, me adiciona?” ou “para de jogar e vai lavar uma louça”.
Como lidar?
Tem quem diga que o melhor é ignorar e seguir a vida. Mas há algumas ações que você pode fazer para evitar que essa toxicidade se espalhe ainda mais. Denuncie, bloqueie e, nos jogos, use e abuse da opção “mute”.
Trata-se de um assunto muito importante e devemos nos policiar em nossas ações e atitudes para que a internet continue (ou volte a ser) um ambiente saudável e propício para fazermos novas amizades.

Fonte: Nerdweek
Agência Baloodesign
endereço: Rua Paulino Corado, 20, sala 112 - Jd. Sta Teresa - Jundiaí - São Paulo – Brasil
telefone: 11 4216.2736 / 11 99748.1365

tag: design, marketing, publicidade, propaganda, pesquisa de mercado, publicidadejundiai.net.br, publicidade jundiai, agência de publicidade, agência de marketing, games, toxicidade, internet, machismo, homofobia, preconceito

Nenhum comentário:

Postar um comentário