Conheça os 8 principais erros cometidos sobre o assunto e saiba como corrigi-los
Marketing Digital ainda é novidade para diversas empresas, mas como mais de 80 milhões de brasileiros acessam a internet pelo celular e mais da metade dos lares brasileiros possuem acesso à internet, a estratégia passou a ser uma necessidade para quem deseja obter resultados no meio online.
"O Marketing Digital ainda é uma metodologia recente e, com as rápidas e constantes mudanças sofridas no ambiente, vemos erros bastante comuns no dia a dia. E, se você estiver cometendo algum erro, vai ser mais difícil medir e aumentar o volume de visitantes e de novas oportunidades de negócio no seu site", explica o Diretor de Marketing da agência Baloodesign, Adriano Borin.
O lado positivo é que é errando que se aprende e nunca é tarde demais para corrigir os erros no Marketing Digital. Confira os 10 principais erros que encontramos:
1- Não pesquisar palavras-chave para sua estratégia
Como você espera que o seu público-alvo encontre sua empresa se você não utiliza em seu site as palavras-chave utilizadas por ele para as buscas no Google?
"Definir de forma correta as palavras-chave é muito importante para a estratégia de SEO e SEM. Elas irão influenciar no posicionamento da busca e principalmente no valor consumido para as campanhas patrocinadas em AdWords. O segredo é analisar a demanda para cada uma delas utilizando as poucas palavras que realmente irão contribuir para a melhoria do KPI que você escolheu. Lembre-se, nunca pare de monitorar suas palavras", aponta Borin.
Pense como seu consumidor: pergunte-se o que ele procuraria e quais suas principais dúvidas. Para ajudar, utilize ferramentas como o Google Trends e o Planejador de palavras-chave do AdWords, que irão mostrar diversas palavras-chave relacionadas a um termo principal, sua frequência por período e região.
2- Não produzir conteúdo
Se a sua empresa não tem produção de conteúdo, a possibilidade de você estar perdendo boas oportunidades de negócio é bem grande.
"É importantíssimo. A produção de conteúdo deve fazer parte da estratégia de Marketing Digital, pois vai ajudar no aumento de visitas orgânicas ao seu site, além de ser um combustível para as estratégias de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e Branded Marketing", ressalta o diretor.
Comece a escrever: selecione assuntos relacionados à sua empresa, seu produto ou serviço. Escreva sobre o que você acha que seu público-alvo está em busca, de forma simples e explicativa, e ofereça seus serviços como solução.
3- Não gerar leads
Atualmente não é mais papel do vendedor controlar todo o processo de vendas. Tanto que esse processo já tem início no Marketing, já que grande parte da decisão de compra é feita antes mesmo de um contato direto com a empresa.
"O que acontece é que, o formato de compra e venda de mídia na internet sempre divulgou a quantidade de acessos como o indicador principal. As pessoas ficaram viciadas e falam que um bom resultado é uma quantidade elevada de acessos (cliques). É preciso desenvolver uma estratégia sólida e constante para transformar acessos em oportunidades de negócios (leads)", conta Borin.
Trabalhe o caminho do Lead: seja nas redes sociais, no próprio site ou por e-mails marketing. Prepare o conjunto de informações que, juntamente com um bom formulário, irão captar dados de contato necessários para que o comercial realize a segmentação e contato com o cliente-alvo, estabelecendo um bom relacionamento com ele e efetuando a venda.
4- Não acompanhar seu investimento frequentemente
Acompanhar diariamente diversos indicadores de resultados de sua campanha é imprescindível quando falamos de performance. Não adianta deixar no automático, você só irá perder tempo e dinheiro.
Você pode resolver isso. Acompanhe seus indicadores de resultados para que não aumente o custo de oportunidade e você não desperdice nem um minuto.
5- Querer utilizar várias mídias com pouca verba
Quanto menor a verba a ser investida, mais específica deve ser a estratégia.
"Não dá para abraçar o mundo. Se ficarmos dividindo o orçamento entre várias ferramentas, não vamos obter volume suficiente para alcançar o resultado desejado e muito menos realizar comparações A - B quando necessário", explica Borin.
Foco. Comece aos poucos e vá ampliando as mídias de acordo com os resultados. É mais vantajoso investir em uma mídia específica do que em várias ao mesmo tempo.
6- Não realizar a mensuração
Os resultados variam, mas o objetivo é o mesmo: vamos vender!
Entenda o que deve ser medido. Se você só mensurar as vendas finalizadas, vai deixar passar batido outros processos que colaboram para que a venda aconteça.
É comum se confundir. Se você achar que sua publicidade não está funcionando, provavelmente você está olhando o dado errado.
7- Não otimizar suas Landing Pages
Este é um erro muito comum. A maioria das pessoas colocam apenas um botão de "fale conosco" e ficam esperando o cliente aparecer.
"Não basta descrever o produto ou serviço. É preciso atender a expectativa do cliente e criar uma empatia", indica o Diretor de Marketing.
Crie uma identidade com o visitante. Destaque várias ofertas que poderão ajudá-lo a relacionar seus desafios e objetivos do dia a dia com o produto que você vende. Relacione de forma clara o anúncio ou conteúdo que captou o cliente para a página com o conteúdo apresentado.
8- Expectativas a curtíssimo prazo
Você pode ter resultados rápidos com o Marketing Digital, sim, mas nada muda significativamente do dia para a noite.
"Tenha em mente que o ambiente online muda a cada segundo. Existem resultados imediatos, mas apenas com um trabalho sério, frequente e dedicado se consegue bons resultados. Fuja do pingue-pongue de colocar e tirar investimento", aconselha o diretor da Baloodesign.
Tenha paciência. Os resultados estão diretamente ligados à otimização dos recursos. Para melhorar, é necessário ter uma base no que diz respeito à mensuração e acreditar na estratégia definida.
Agência Baloodesign
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telefone: 11 4805.3735 / 11 99748.1365
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