Entenda o conceito, suas aplicações e qual retorno traz para o seu negócio
Se você é um empreendedor que busca crescer de forma sustentável, tendo o total controle de onde seu dinheiro é aplicado e do retorno que determinado investimento em comunicação traz ao seu negócio, já deve ter ouvido falar em Mídia de Performance. E, para realizar o Marketing Digital com sucesso, essa é uma das estratégias mais certeiras.
O que é Mídia de Performance?
A Mídia de Performance é todo canal que permite atingir um objetivo específico em seu negócio, seja ampliar o conhecimento da marca, gerar leads ou aumentar as vendas. O diferencial dessa estratégia é que, a partir dela, você tem uma mensuração precisa de impressões, números de cliques, conversões, formulários enviados e downloads, além de possibilitar a análise do sucesso das ações e traçar novas estratégias de investimento da verba.
De acordo com o Diretor de Marketing da agência Baloodesign, Adriano Borin, a Mídia de Performance é aquela que te permite, através de números, mensurar o desempenho e o retorno das campanhas digitais. "O AdWords do Google e o Facebook Ads revolucionaram as campanhas de performance. Hoje, qualquer pessoa pode, com poucos clientes, programar uma campanha online para sua empresa", conta.
De acordo com o Diretor de Marketing da agência Baloodesign, Adriano Borin, a Mídia de Performance é aquela que te permite, através de números, mensurar o desempenho e o retorno das campanhas digitais. "O AdWords do Google e o Facebook Ads revolucionaram as campanhas de performance. Hoje, qualquer pessoa pode, com poucos clientes, programar uma campanha online para sua empresa", conta.
Como traçar uma estratégia para Mídia de Performance
O primeiro passo é planejamento. Antes de colocar uma campanha em prática, é importante definir seu mercado de atuação, público-alvo e os diferenciais em relação à concorrência, bem como as metas que devem ser atingidas com a mesma. É a partir dessas informações que poderemos saber quais as melhores ações e quais os indicadores-chave de performance (Key Performance Indicators, ou KPIs) deverão ser observados.
Em seguida, deve-se dar uma atenção especial ao valor de verba a ser disponibilizada para a campanha. "Não existe valor mínimo para a campanha, mas é muito importante, em campanhas com baixo investimento, que ela seja concentrada em apenas uma ferramenta. É válido lembrar que as ferramentas trabalham com a análise de números e quanto maior for sua amostragem para a análise, melhor será o resultado", explica Borin.
Em seguida, deve-se dar uma atenção especial ao valor de verba a ser disponibilizada para a campanha. "Não existe valor mínimo para a campanha, mas é muito importante, em campanhas com baixo investimento, que ela seja concentrada em apenas uma ferramenta. É válido lembrar que as ferramentas trabalham com a análise de números e quanto maior for sua amostragem para a análise, melhor será o resultado", explica Borin.
Converta em vendas
Logo que você colocar no ar sua campanha, serão coletados dados sobre audiência e conversões em vendas. Essas informações irão definir um direcionamento para as próximas ações. Além delas, outros dados importantes a levar em consideração são retorno sobre investimento (ROI) e custo por aquisição (CPA), que indicam, de forma implícita, quanto e onde investir no futuro.
Para ficar mais fácil, vamos explicar. O ROI é um dado obtido a partir da divisão da receita pelo custo do investimento nas ações de Marketing. O CPA é calculado pela divisão de todos os custos envolvidos na captação de clientes pelo número de clientes obtidos durante a execução da ação.
"Não sabemos se a conversão será o mantra dos próximos anos ou das próximas horas devido à velocidade das mudanças. O que sabemos é que olhar simplesmente a quantidade de cliques e interações não é mais suficiente. Precisamos ir mais a fundo nas análises e converter os investimentos e vendas com tomadas de decisões rápidas feitas por grupos multidisciplinares", conta o diretor.
Para ficar mais fácil, vamos explicar. O ROI é um dado obtido a partir da divisão da receita pelo custo do investimento nas ações de Marketing. O CPA é calculado pela divisão de todos os custos envolvidos na captação de clientes pelo número de clientes obtidos durante a execução da ação.
"Não sabemos se a conversão será o mantra dos próximos anos ou das próximas horas devido à velocidade das mudanças. O que sabemos é que olhar simplesmente a quantidade de cliques e interações não é mais suficiente. Precisamos ir mais a fundo nas análises e converter os investimentos e vendas com tomadas de decisões rápidas feitas por grupos multidisciplinares", conta o diretor.
Alcance resultados significativos
Em um ambiente que se renova e muda com a velocidade de segundos como o online, sai na frente quem consegue estar presente para o seu público-alvo na hora certa. Não existem "receitas de bolo" para o resultado, mas não podemos negar que a utilização das ferramentas de performance não pode ser mais lidada como opcional para as empresas. O assunto é vasto e tentamos, com esse conteúdo, ajudar o seu caminho de aprendizado.
Agência Baloodesign
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e-mail: contato@baloodesign.com.br
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