quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Três conceitos errados em marketing digital

Recentemente o professor Henry Jenkins, coordenador do programa de estudos de mídias do Massachussets Institute of Technology (MIT), deu uma entrevista para a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN) explicando que é preciso entender o que motiva os consumidores a interagir com a marca. 
Jenkins lista três conceitos errados que as empresas praticam e que prejudicam a interação para com os consumidores. Confira:

1 - Comunidades
As empresas ainda apostam na criação de comunidades ao redor de suas marcas, contudo, são poucas as que têm sucesso. Trazer consumidores e admiradores para as comunidades proprietárias da empresa é difícil, porém, também é complicado para as empresas entrarem em comunidades já existentes criadas por terceiros. 

2 - Controle
As marcas querem entrar nas comunidades e cultivar uma cultura enraizada em quase todas as empresas: manter o controle sobre seus clientes. 
Porém, o certo é dar liberdade aos consumidores para que eles aproveitem o conteúdo produzido pela empresa da forma que desejarem, entendendo-o da forma mais abrangente possível. Isso geraria uma interação entre empresa/consumidor mais proveitosa para ambos os lados. 

3 - Conteúdo viral
Que marqueteiro não sonha em gerar um conteúdo que se torne viral? É óbvio que as empresas querem que seu conteúdo seja multiplicado na rede, mas esse conceito é bem equivocado. O professor Jenkins fala na substituição do conteúdo "viral", pelo conteúdo "espalhável", isso porque o termo viral sugere a ideia de que os consumidores são meros divulgadores das mensagens das empresas. Enquanto isso, o professor acredita que o conteúdo espalhável faz com que as empresas pensem em seus consumidores como promotores ativos de seus conteúdos.



Agência Baloodesign
endereço: Rua João Ferrara, 100, sala 03 - CEP 13206-714 - Jd. Cica - Jundiaí - São Paulo - Brasil
telefone: 114805.3735 / 11 99748.1365
website: 
www.baloodesign.com.br

website: www.publicidadejundiai.net.br
tag: design, marketing, publicidade, propaganda, pesquisa de mercado, publicidadejundiai.net.br, publicidade jundiai, agência de publicidade, agência de marketing, marketing digital, Henry Jenkins, Massachussets Institute of Technology, MIT, Pequenas Empresas Grandes Negócios, PEGN.

Fonte: www.meioemensagem.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário