Nos últimos meses, com a Copa do
Mundo, acompanhamos uma invasão de embalagens verde e amarelas, produtos com
referência à cultura brasileira e, claro, muito futebol. Isso, porque a Copa atrai muitos olhares,
emocionando mais de três bilhões de pessoas, com gostos e ideias muito
diferentes. O evento é, consequentemente, uma grande oportunidade de exposição
para todas as marcas presentes hoje no marcado.
O Itaú fez um barulho imenso ao assumir um papel de vetor de transformação e apoiar iniciativas que "mudam o mundo". Na Copa, sua tradicional hashtag #issomudaaomundo foi adaptada para #issomudaojogo. Também foi criada uma música para torcida cantar apoiando a seleção.
Independentemente da categoria da
marca anunciada, muito do que vemos acaba parecendo apenas mais uma marca esportiva, com mais um jogador famoso, sem nenhum diferencial. Aí, vem o questionamento de o que as marcas
realmente ganham ao se associarem à Copa do Mundo, além de visibilidade? Será que
essa transformação tem um retorno significativo? Que mensagens elas estão
transmitindo?
Ser patrocinador e investir
milhões nem sempre é suficiente para a criação de valor para as marcas. Para
ter sucesso nas ações durante a Copa do Mundo as marcas precisam ter em mente
duas premissas principais:
1. Dar continuidade à história da
sua marca. O Itaú fez um barulho imenso ao assumir um papel de vetor de transformação e apoiar iniciativas que "mudam o mundo". Na Copa, sua tradicional hashtag #issomudaaomundo foi adaptada para #issomudaojogo. Também foi criada uma música para torcida cantar apoiando a seleção.
2. A história contada deve provocar uma conexão emocional
com as pessoas.
A Bests, por
exemplo, mesmo proibida de aparecer na Copa, lançou um vídeo com o Neymar e seu
pai, que gerou mais de 20 milhões de views no Youtube.
A sadia também acertou e
apostou em crianças. Assim, a
identificação do publico com histórias relevantes e interessantes, ajudam na
construção de valor para as marcas.
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Fonte: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/como-ser-diferente-em-um-oceano-verde-e-amarelo
Fonte: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/como-ser-diferente-em-um-oceano-verde-e-amarelo
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