sexta-feira, 4 de julho de 2014

Como ser diferente em um oceano verde e amarelo?

Nos últimos meses, com a Copa do Mundo, acompanhamos uma invasão de embalagens verde e amarelas, produtos com referência à cultura brasileira e, claro, muito futebol.  Isso, porque a Copa atrai muitos olhares, emocionando mais de três bilhões de pessoas, com gostos e ideias muito diferentes. O evento é, consequentemente, uma grande oportunidade de exposição para todas as marcas presentes hoje no marcado. 



Independentemente da categoria da marca anunciada, muito do que vemos acaba parecendo apenas mais uma marca esportiva, com mais um jogador famoso, sem nenhum diferencial.  Aí, vem o questionamento de o que as marcas realmente ganham ao se associarem à Copa do Mundo, além de visibilidade? Será que essa transformação tem um retorno significativo? Que mensagens elas estão transmitindo? 

Ser patrocinador e investir milhões nem sempre é suficiente para a criação de valor para as marcas. Para ter sucesso nas ações durante a Copa do Mundo as marcas precisam ter em mente duas premissas principais: 

1. Dar continuidade à história da sua marca. 

O Itaú fez um barulho imenso ao assumir um papel de vetor de transformação e apoiar iniciativas que "mudam o mundo". Na Copa, sua tradicional hashtag #issomudaaomundo foi adaptada para #issomudaojogo. Também foi criada uma música para torcida cantar apoiando a seleção.



2. A história contada deve provocar uma conexão emocional com as pessoas. 

A Bests, por exemplo, mesmo proibida de aparecer na Copa, lançou um vídeo com o Neymar e seu pai, que gerou mais de 20 milhões de views no Youtube.



A sadia também acertou e apostou em crianças.  Assim, a identificação do publico com histórias relevantes e interessantes, ajudam na construção de valor para as marcas. 



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Fonte: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/como-ser-diferente-em-um-oceano-verde-e-amarelo 

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